quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Função do pedagogo na empresa

       Através de constantes pesquisas realizadas buscamos compreender: como o pedagogo trabalha em uma empresa? Qual sua função? Por que existem esses profissionais em tal espaço não escolar?

        A partir dessas dúvidas, fomos movidas a procurar incansavelmente respostas adequadas a fim de aprender mais sobre esse assunto que ainda é pouco conhecido para as pessoas.

       Para responder a primeira questão, precisamos levar em conta que na empresa existem pessoas que trabalham em vários setores. Para tanto, o pedagogo se preocupa com esses sujeitos a fim de atuar na gestão de pessoal.

       Com isso, o pedagogo, o qual estuda as teorias da educação, tem capacidades para identificar, selecionar e desenvolver pessoas, atuando na área de recursos humanos e possibilitando que todos os profissionais de uma empresa sejam treinados, capacitados e desenvolvidos a fim de atingir os objetivos e metas da empresa.

     Sua função contribui tanto para o funcionário que quando motivado e possui conhecimentos necessários à sua atuação, produz mais e melhor, como contribui também para a empresa que, com pessoas qualificadas, tem melhores resultados e mais produtividade. Com isso, são provocadas mudanças comportamentais nos sujeitos de acordo com a missão da empresa.

       Conforme leitura realizada no site http://www.infoescola.com/profissoes/pedagogia-empresarial/, podemos citar um trecho do que nos fala Patricia Rocha Cassimiro que nos proporcionou uma nova aprendizagem:

      "Contudo, o pedagogo e a empresa fazem uma ótima combinação, pois em tempos modernos ambos têm o mesmo objetivo de formar cidadãos críticos com competências para tal função".

       Por isso, acreditamos  que a atuação do pedagogo em âmbito empresarial contribui para todos os profissionais desse espaço, formando pessoas que pensam e possam refletir sobre sua prática a fim de contribuir ainda mais para a empresa.


Resumindo:

  • O pedagogo em uma empresa trabalha na gestão de pessoas, ou seja, na área de recursos humanos; 
  • Sua função é capacitar, treinar e desenvolver as competências e habilidades dos profissionais que trabalham na empresa;
  • Esses profissionais atuam nesse espaço não-escolar a fim de contribuir tanto para os funcionários quanto para a empresa em diversos aspectos que surgem desse ambiente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário